Tal como a TV 7 Dias lhe revelou em primeira mão, a próxima novela da SIC é uma adaptação de uma trama turca de sucesso, Zalim Instanbul e é uma história repleta de segredos, contando com nomes de peso da ficção nacional no elenco, como João Catarré, Lourenço Ortigão, Luís Esparteiro, Carla Andrino, entre outros.

Sofia Alves é a grande protagonista e dá vida a Maria, a matriarca da família Rocha e mãe de três filhos, Laura (Victória Guerra), Verónica (Joana Ribeiro) e Nuno (Diogo Martins). Rendida a mais este desafio, que está a conciliar com a digressão da peça Amigos com Benefícios, a atriz conta em declarações exclusivas à TV 7 Dias que:“A Maria é uma mulher incrível, é uma mulher cheia de fé, cheia de bons valores, é uma transmontana. É uma personagem linda. Estou muito contente por fazer este trabalho. Ela é uma mulher que fica viúva muito cedo, teve um casamento com um homem que era extremamente ciumento, foi vítima de violência doméstica. Ele tinha tantos ciúmes dela que acabou por ser isso que o levou à morte, porque envolveu-se numa rixa com um vizinho e caíram os dois ao rio e o corpo dele nunca apareceu. A sogra vem viver com ela para ajudá-la, porque os filhos eram pequeninos e a Maria tinha que trabalhar”, desvendando ainda: “Ela tem uma relação péssima com a sogra, (papel de Custódia Gallego), tem três filhos completamente diferentes, mas são o amor da vida dela. Ela faz tudo pelo bem dos filhos. Eles vão ter na história muitos conflitos, mas esta mulher é, de facto, a grande matriarca e é ela que é o pilar da família, agarra-se à sua fé, o seu lado positivo para os ajudar, e acaba por ser esse lado que ela tem tão positivo, apesar de tanta desgraça e de tanta confusão, que acaba por sustentar a família nos valores e que acaba por ter sempre a visão e a solução quando ela é realmente precisa.”

A novela está a ser gravada em Trás-os-Montes e os decores são reais, uma mais valia para a história. “A casinha da Maria é um decor real, as imagens, tudo, onde vamos ter as alheiras, o fumeiro, é muito bonito.” Uma realidade que a atriz conhece bem. “A novela está a ser gravada em Montalegre, que é a terra da minha sogra, onde eu tenho a família do Celso (o marido) e eu conheço muito bem, que vamos muitas vezes com o teatro e passeamos muito por lá, não temos lá casa, mas podemos desfrutar dessas paisagens incríveis, que é ali a zona do Gerez, que eu adoro. E é muito bom quando começamos uma novela fora e temos a possibilidade de trazer imagens magníficas.”

Por fim, a atriz levanta um pouco a ponta do véu: “Esta mulher tem muitos segredos que vão sendo revelados ao longo da história toda. É uma mulher de grandes mistérios, é uma mulher de grandes silêncios, apesar de ser extremamente transparente e de ser uma lutadora, e de ser uma mulher com o coração na boca, que nunca diz o que tem a dizer, é perentória, pragmática, é rápida a pensar, ela tem um lado que tem que esconder e que guarda para ela, e que a vai consumindo ao mesmo tempo”, conta, adiantando ainda: “A partir do episódio 50 vai entrar numa nova fase da vida dela e mais segredos que vão ser fundamentais para esta história. É uma novela clássica com melodrama, muito ao género daquelas novelas que eu sempre fiz, e agora retomamos ainda com mais força.”

Texto: Neuza Silva (neuza.silva@impala.pt); Fotos: Divulgação SIC